A 24 de junho comemora-se o dia da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, uma área protegida classificada pelo Decreto-Lei n.º 198/80, de 24 de junho, um reconhecimento pela representatividade do seu ecossistema húmido. A Reserva Natural do Paul do Boquilobo alberga uma importante colónia de garças, e de outras espécies vindas do continente africano. Também a sua complexa rede de linha de água, permite a existência de uma diversidade de plantas aquáticas, várias espécies de peixes que utilizam o paul como maternidade, assim como acolhe mamíferos e uma série de anfíbios e répteis que aqui existem devido às suas zonas permanentemente alagadas. Lolalizada na bacia hidrográfica
do Rio Almonda, afluente da margem direita do Tejo, ocupa uma área de 817 ha.
É considerada pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 1981. Foi a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera como reconhecimento pela forma como ali se concilia a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.
Em 1996, foi também considerada uma Zona Húmida de Importância Internacional ao abrigo da Convenção de Ramsar. Desde 1999, devido à sua importância para a avifauna, está também classificada como uma Zona de Proteção Especial de acordo com a Diretiva n.º 2009/147/CE.
http://www.turismodeportugal.pt/pt/agenda/paginas/dia-reserva-natural-paul-boquilobo.aspx/
Sem comentários:
Enviar um comentário